✨ Quem me conhece sabe que não costumo abrir minha vida pessoal nas redes sociais -sempre desejei postar essa frase de efeito rsrs - mas 2024 foi mesmo um ano de manobras radicais. A começar pela mudança física. Afinal, ano novo vida nova. Para dar a largada rumo ao novo estilo, fui lavar a alma e brindar meu aniversário, em janeiro, bebendo das águas mornas de Pernambuco.
Em fevereiro, fiz uma cirurgia bariátrica. Uma decisão difícil, muito bem pensada e pesada, um processo minucioso de preparação. Durante quase um ano, frequentei diversos consultórios das mais diversas especialidades médicas, dezenas de exames, psicóloga, nutricionista, preparador físico, tudo sob a supervisão da endrocnologista cristina Blankenburg. Foi uma maratona meio solitária, optei por divulgar a decisão para um grupo muito pequeno de pessoas e o anuncio foi feito aos poucos, ao longo do processo. Eu não queria ouvir opiniões contrárias de leigos ou palpites aleatórias, afinal, de médico e de louco, todos nós temos um pouco. Para minha supresa, fui bem acolhida por familiares e amigos próximos. Fui para o centro cirúrgico como quem vai na padaria comprar pão.
Minha recuperação foi cuidadosa e muito tranquila. Sigo minha rotina em constante adaptação a novos hábitos porém sem dramas, sem traumas. Vida que segue, mais leve, mais saudável, bem feliz. Já até me arrisco na corrida de rua.
A vida literária também ganhou novo fôlego em 2024. Participei como escritora de vários eventos, feiras e encontros em Brasília e outras cidades; fui uma das homenageadas no Julho das Pretas que Escrevem no DF/Festival Latinidades; tive noite de autógrafos na maravilhosa FliParacatu; tenho textos publicados em quatro coletâneas potentes lançadas este ano: Cadernos Negros 45, Doce feito Caju, Oralidade agora se escreve e Desarquivado, edição bilíngue de autoras do Núcleo de Escritoras Pretas Maria Firmina dos Reis da Universidade de Brasília, @nepfir_unb no IG.
Ao longo do ano, fiz coisa demais, demais. Destaque para um dos meus maiores prazeres: banho de mar. Mergulhei nas águas abençoadas de Serrambi/PE, da Bahia e Rio de Janeiro.
Ô glória ! Sou só gratidão pelo ano que tive o privilégio de usufruir, sem atropelos nem grandes aborrecimentos, com conforto afetivo, cercada de pessoas amorosas, oportunidades surpreendentes e uma longa agenda pela frente.
Para terminar 2024 com chave de ouro, em breve nas melhores casas do ramo, teremos dois novos livros assinados por Elisa Mattos:
VÍRUS, de crônicas, pela Editora Telha
e o infantojuvenil ESTELA NAS NUVENS, pela editora África e Africanidades, projeto gráfico da maravilhosa escritora e ilustradora, Adelaide Paula.
O lançamento deve ser ainda este mês. Vamos inaugurar 2025 com o pé na porta!
FELIZ ANO NOVO!